POLISSONOGRAFIA | EXAMES DIURNOS
O QUE ESPERAR DO SEU EXAME DO SONO?

Alguns distúrbios do sono, como a apnéia do sono, requerem observação durante uma noite inteira no laboratório de sono. Durante os exames noturnos (polissonografia), eletrodos são colocados para gravar a atividade cerebral, movimentos oculares e atividade muscular. Sensores adicionais são colocados no nariz, tórax e abdome para captar o padrão respiratório durante o sono. Os pacientes serão orientados a chegar à clínica por volta de 21h e responderão um questionário sobre seus hábitos. Depois, serão encaminhados aos quartos onde os exames serão realizados. Os pacientes poderão deixar a clínica por volta de 6:30 – 7h.
Pacientes com sonolência diurna excessiva, em investigação para Narcolepsia, são candidatos ao teste das latências múltiplas do sono. Nesses casos, são dadas cinco oportunidades de o paciente adormecer, começando pela manhã do dia marcado, com intervalos entre as etapas. Nesse caso serão avaliadas as funções do cérebro, movimentos oculares e atividade muscular. O tempo que o paciente leva para adormecer, caso isso aconteça, em cada etapa do exame é avaliado. Esse resultado nos fornece uma medida objetiva do grau de sonolência diurna do paciente estudado.
Dependendo da queixa do paciente, alguns parâmetros adicionais podem ser incluídos na avaliação noturna. Avaliação mais extensa da atividade cerebral e muscular com videomonitorização pode ser necessária em pacientes com comportamentos inadequados ou movimentação excessiva durante o sono.

COMO SE PREPARAR PARA UM EXAME DE
POLISSONOGRAFIA?

 Evite cochilar no dia do exame.
 Evite bebidas alcoólicas, cafeinadas, sedativos ou estimulantes nas 24h que antecedem o exame, a não ser que seja orientado pelo seu médico especificamente.
 Faça sua refeição noturna normalmente.
 No dia do exame não use produtos oleosos nos cabelos (cremes e condicionadores) para facilitar a fixação dos eletrodos.
 Traga suas medicações usuais e faça uso das mesmas no seu horário normal, a não ser que seja orientado de forma diferente pelo seu médico.
 Traga roupas de dormir que sejam confortáveis, evite roupas de seda. A clínica dispõe de banheiros com chuveiros, caso seja necessário.
 Se estiver em tratamento com pressão positiva (CPAP/BIPAP) traga sua máscara.
 Um desjejum leve será servido na manhã seguinte ao exame.
 Se o paciente tiver menos de 16 anos, um acompanhante responsável legal deverá permanecer durante todo o período de exame. Nesse caso, dispomos de acomodações para acompanhantes.
 Caso o paciente tenha alguma necessidade especial, comunique o fato à clínica e talvez seja necessária a presença de um acompanhante durante o exame.
 Se o paciente não puder comparecer na noite do exame ou estiver com congestão nasal ou mesmo infecção de vias aéreas, entre em contato com a recepção com pelo menos 48h de antecedência para podermos proceder com a remarcação do exame.

COMO SE PREPARAR PARA O TESTE DAS LATÊNCIAS MÚLTIPLAS DO SONO (TLMS) / TESTE DE MANUTENÇÃO DE VIGÍLIA (TMV)?

Um TLMS/TMV é uma avaliação para medir o grau de sonolência diurna de uma pessoa. Serão colocados eletrodos na cabeça, ao redor dos olhos e no queixo, com o intuito de detectar a atividade dessas estruturas durante o sono. Durante o dia do exame o paciente terá de 4 a 5 oportunidades de cochilar, no caso do TLMS ou de se manter acordado, no caso do TMV.
Para a preparação, siga as instruções:

Faça normalmente as refeições na véspera e na manhã do dia do exame.

Use roupas confortáveis.

No dia do exame não use produtos oleosos nos cabelos (cremes e condicionadores) para facilitar a fixação dos eletrodos.

Traga suas medicações usuais e faça uso das mesmas no seu horário normal, a não ser que seja orientado de forma diferente pelo seu médico.

Traga materiais de leitura fácil para ocupar o tempo entre as etapas da avaliação.

Evite bebidas alcoólicas, cafeinadas, sedativos ou estimulantes nas 24h que antecedem o exame, a não ser que seja orientado pelo seu médico especificamente.

Evite cochilos, atividade física intensa e fumar no dia do exame.

Se você tem menos de 16 anos será necessário estar acompanhado de um acompanhante responsável legal durante todo o período da avaliação. Caso o paciente tenha alguma necessidade especial, comunique o fato à clínica e talvez seja necessária a presença de um acompanhante durante o exame.